Audi renovou RS3 Sportback e "deu-lhe" 400 cv!
Demorou quase um ano, mas o ligeiro "restyling" que a Audi introduziu nos A3 e S3 chegou agora à mais "bombástica" versão da gama, o RS3 Sportback. Mas os retoques estéticos exteriores e interiores pouco importam, face ao mais importante "upgrade" mecânico do cinco cilindros turbo de 2,5 litros que conta agora com 400 cv, mais 33 cv que a anterior versão!
A maior novidade desta modernização do RS3 Sportback trata-se, afinal, da adopção do mesmo propulsor já utilizado no RS3 Sedan apresentado no último salão de Paris, bem como no TT RS. A vantagem deste motor não se fica apenas no aumento do… "poderio bélico" – além dos 33 cv adicionais, ganhou 15 Nm para um binário máximo de 480 Nm, constantes entre as 1700 e as 5850 rpm –, mas também na significativa redução de peso pela utilização de um cárter em alumínio que significou um ganho de 26 kg!
A velocidade está, como é normal, limitada electronicamente aos 250 km/h mas, em opção, poderá alargar-se esse limite aos 280 km/h. Que o consiga não temos dúvidas nenhumas! Já em relação ao consumo médio anunciado de 8,3 l/100 km…
No interior destaque para os magníficos bancos desportivos, embora a grande novidade seja a adopção do Audi Virtual Cockpit. Para esta versão foi criado um ecrã especial RS, com um grande conta-rotações bem no centro e instrumentos para o binário, forças G e pressão dos pneus. E há ainda uma escala colorida que avisa o condutor de quando deve trocar de mudança, nas patilhas no volante, quando opera a caixa em modo manual. Como num carro… de corridas!